Atendimento:

8:00 - 17:30

5 dicas para gerenciar as páginas de redes sociais da sua empresa com excelência

Se você tem o plano de empreender e quer tirar seu projeto de startup do papel, ou até mesmo se já tem uma empresa digital, é muito importante que você entenda a importância e relevância que as Redes Sociais têm sobre o seu negócio.
Contando com um fluxo de usuários muito grande, páginas em redes sociais como o Facebook, Twitter e Google+ são a chave para conseguir visibilidade online para o seu negócio. Isso acontece pois, hoje, as redes sociais se caracterizam como o canal mais abrangente, direto e constante de comunicação que uma empresa consegue ter com o público, tornando-se uma fonte valiosa de divulgação e afirmação de autoridade no seu nicho de mercado.
Por isso, você deve se preocupar em manter suas páginas atualizadas e, para te ajudar a tirar o melhor que as redes sociais tem a oferecer, separamos 5 pontos importantes que você deve levar em conta quando estiver criando sua estratégia online.
Vamos a eles:
 

1. Produza conteúdo relevante


Uma das principais coisas que você deve entender antes de mergulhar no mundo web é que as redes sociais não devem ser usadas apenas como um canal de divulgação do seu produto, mas também como uma plataforma de compartilhamento de conteúdo.
Apesar de ser fundamental fazer propaganda do seu negócio, em uma rede social como o Facebook ou o LinkedIn, as marcas que mais atraem o público online são aquelas que produzem conteúdo relevante. Por isso, invista em postagens educativas, de entretenimento ou inspiradoras, por exemplo – pense no que faria seus possíveis clientes terem vontade de curtir sua página e acompanhar o que você tem a dizer.
Essa estratégia é chamada de marketing de conteúdo e preza atrair clientes de uma forma mais natural e menos intromissiva do que o marketing tradicional faz.
 

2. Converse com seu público


Sabe a sensação de ir a uma loja física e ser bem atendido? A gente leva super em conta se os atendentes são prestativos e simpáticos e acabamos relacionando as características positivas e negativas daquela experiência à marca, não é mesmo? Pois é exatamente isso que você deve ter em mente na hora de se relacionar com seus clientes online!
Com as propagandas mais tradicionais caindo em descrença, as pessoas veem na internet a maneira mais fácil e direta de se comunicar com uma marca e ser ouvida por ela. Portanto, aproveite que uma das palavras-chave que rege o mundo web é interação e não tenha medo de se relacionar de uma forma mais próxima à sua audiência.
O primeiro passo é entender que a era das respostas automáticas acabou – uma das maneiras de virar as redes sociais ao seu favor é investir em uma conversa mais one-on-one com o seu público!
A interação individualizada é uma característica importante para quem quer se destacar no mundo online, por isso tenha o cuidado de responder de forma personalizada os comentários em suas publicações e as mensagens que sua página receber. Chame pelo nome, dê dicas extras, resolva problemas e agradeça as críticas: essa é uma forma de mostrar que você escuta e se preocupa com o que aquela pessoa tem a dizer sobre você.
 

3. Fale a mesma língua do público


Outro ponto muito importante para quem quer ter uma boa comunicação com seu público online é adaptar a sua linguagem à deles.
É verdade que a internet – e, principalmente, o universo das redes sociais – dispensa formalidades, mas isso não quer dizer que qualquer marca pode apostar em um discurso brincalhão, por exemplo. Por isso, é imprescindível que você estude seu público para entender como se comunicar com ele.
Sem essa preocupação, é muito provável que sua mensagem seja recebida da forma errada – ou até mesmo nem seja recebida -, o que vai acabar com a sua estratégia de posicionamento de marca.
 

4. Invista na apresentação das postagens


As redes sociais são conhecidas por serem extremamente visuais: os conteúdos que mais chamam a atenção dos usuários são aqueles que contêm imagens atrativas, vídeos ou gifs. Com isso em mente, é importante que, na hora de criar seu conteúdo, você pense com cuidado em sua apresentação.
É interessante que você teste diferentes tipos de imagem, conteúdo em vídeo e teasers, por exemplo – experimentar abordagens diversas é o que vai te fazer saber à qual forma de post seu público mais engaja.
 

5. Crie anúncios


Uma das facilidades proporcionadas pelas redes sociais é a possibilidade de veicular anúncios por meio de ferramentas das próprias plataformas.
Criar anúncios online é uma ótima estratégia para que sua marca chegue a um público maior do que você conseguiria alcançar se dependesse apenas da procura orgânica dos usuários. E se anúncios online em páginas de blogs ou site de pesquisas já conseguem atrair mais clientes para o seu negócio, imagine como essa função pode ser potencializada no Facebook, que já conta com mais de 100 milhões de usuários no país!
Com o Facebook Ads você pode anunciar tanto propagandas do seu produto quanto publicações de conteúdos que sejam interessantes para a sua estratégia de marketing. Sendo assim, você tem a chance de se consolidar, para uma audiência maior e que, talvez, ainda não te conheça, como uma marca que produz conteúdo de relevância.
Agora que você já sabe como gerenciar as páginas da sua empresa com excelência, é hora de aprender como otimizar seu conteúdo a fim de conseguir monetiza-lo.
Com cada vez mais pessoas preferindo consumir conteúdo em formato audiovisual, a maneira mais indicada de conseguir transformar sua audiência em clientes é com o uso de vídeos. A Samba já incorporou essa estratégia e conseguiu transformar conteúdos em vídeo em oportunidades de venda.
Fonte: empreendedormoderno.com.br

Interdados

Compartilhe: